Eleições Legislativas: CDU reúne com Reitor da Universidade de Aveiro e prossegue contacto com trabalhadores.

2015-09-30 15:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, Andrea Doroteia, Renata Costa e Tânia Simões, todos candidatos da CDU às próximas Eleições Legislativas pelo Círculo de Aveiro, estiveram hoje reunidos com o Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção.

A reunião, para além de servir para a entrega do programa eleitoral da CDU, serviu, igualmente, para uma troca de informações sobre os desafios das instituições de ensino superior, em geral, e da Universidade de Aveiro, em particular. Desafios que comportam "sérios riscos decorrentes da falta de vontade política que os sucessivos Governos têm tido no que toca à exploração plena do importante potencial das Universidades para o desenvolvimento do país e para a coesão social e territorial".

Neste sentido, "a reformulação da oferta de cursos universitários, as fusões ou os consórcios mereceram uma análise que é inevitavelmente crítica por parte da CDU e que pode comprometer a sobrevivência de várias instituições, com especial destaque para o interior do país". A CDU defende "um sistema universitário público e entende que o Estado não se pode demitir do seu papel na garantia da universalidade do seu acesso". A CDU defende igualmente "a modernização das instituições de ensino superior, com uma melhor ligação à região, contribuindo para a modernização do aparelho produtivo". Neste sentido, "o reforço das transferências do Orçamento do Estado são uma necessidade imperiosa que deve ser aliada à dignificação daqueles que efetivamente contribuem para o avanço do conhecimento. A CDU defende a generalização dos contratos de trabalho para todos os investigadores assim como o fim da precariedade para os docentes".

Nas palavras de Miguel Viegas, "só o reforço da CDU poderá romper com esta linha de tentar colocar as Universidades na dependência e ao serviço dos grandes grupos económicos".