Eleições Autárquicas: Modesto Santos (PS) diz que é preciso "envolver mais as pessoas nas decisões (...) é preciso querer ouvir, mais transparência e mais recetividade aos que têm opinião diferente”.

2017-07-24 18:08

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura autárquica do Partido Socialista promoveu a sessão pública de apresentação da candidatura de Modesto Santos à Presidência da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré no último sábado, no Jardim 31 de Agosto. Cerca de uma centena de pessoas estiveram no local.

Para além da intervenção de Modesto Santos, contou com as intervenções de Luís Leitão, candidato a Presidente da Assembleia Municipal, e de Eduardo Conde, candidato a Presidente da Câmara Municipal.

Luís Leitão reiterou que uma das razões que o mobiliza nesta candidatura, são “os novos intervenientes, livres de lógicas partidárias e de estratégias de poder que condicionam as decisões aos interesses dos Partidos, dos seus partidos ou mesmo à ambição dos seus líderes”, disse. Garantiu ainda que, consigo na liderança, “a Assembleia Municipal será um local verdadeiramente fiscalizador da acção do executivo, um espaço de diálogo e de um positivo debate de ideias, onde as maiorias respeitarão as minorias”.

Eduardo Conde começou por referir que a Gafanha da Nazaré "merece atenção efectiva por parte do Executivo Municipal, dado que até este momento não vimos da gestão autárquica o pensamento, projecção e definição de uma cidade amigável com apetência cultural, qualidade ambiental e socialmente responsável. Com um centro atrativo e vivo, que seja o local de encontro, de socialização, de criação de identidade e que dai saia energia que dê vida à cidade e atraia pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida", vincou. Eduardo Conde lembrou que a Gafanha da Nazaré, "mercê da sua dinâmica de crescimento como cidade do trabalho, merece há muito uma definição estratégica, que se planifique a Avenida José Estêvão para uma circulação que potencie os seus fatores críticos de sucesso, de urbanismo para que a malha urbana seja agradável e pratica para viver. Ao invés, assistimos a um furor de alcatrão eleitoralista na Avenida José Estevão e uma redefinição apressada na Barra, com consequências pouco animadoras". O candidato à Câmara aproveitou ainda para apelar à mobilização de todos em torno da candidatura de Modesto Santos à Junta da Gafanha da Nazaré.

Modesto Santos (na foto), garantiu que volta a apresentar-se a votos "independente, sem vínculos e sem pretensões político-partidárias". "Voltei a aceitar a proposta do PS, porque me vi respeitado na minha liberdade e acho que posso dar um contributo válido para a nossa Freguesia“, adiantou. Defendeu também que a candidatura do Partido Socialista “vai trazer ao nosso Concelho e à nossa Freguesia mais Democracia. À semelhança do compromisso assumido por Eduardo Conde, também o Presidente da Junta será mais próximo e acessível, sem prepotência, atento a todos, principalmente aos mais necessitados. Em 2013 a abstenção foi de 60%. O que foi feito para alterar esta realidade pelo atual executivo? É preciso envolver mais as pessoas nas decisões. É preciso querer ouvir. É preciso haver mais recetividade aos que têm opinião diferente. É preciso mais transparência. Também na Gafanha da Nazaré é preciso mudar para melhor!”. Modesto Santos garantiu que “a nossa equipa para a Junta propõe-se a tornar a autarquia um pólo unificador de sinergias para imprimir uma nova dinâmica à Cidade da Gafanha da Nazaré e à Barra. Não queremos uma Junta reactiva. Queremos uma Junta activa, inovadora, dinâmica, aberta a todos, aberta a novas ideias, junto de quem precisa e sempre ao lado da população. Como se costuma dizer: quem quer arranja maneira; quem não quer arranja desculpas. Nós queremos arranjar maneira, queremos mudar para melhor”.