Eleiçẽos Legislativas: 'Atividade pesqueira é estratégica para a região' - PS.

2015-09-24 17:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os candidatos do PS pelo Círculo Eleitoral de Aveiro dedicaram o dia ao Concelho de Ílhavo, com o intuito de visitar várias entidades e contactar com trabalhadores, "especialmente da área da captura e produção de recursos do mar e da ria".

De manhã visitaram a EPA (Empresa de Pesca de Aveiro), "uma empresa histórica", com quase 100 anos de existência, que emprega cerca de 400 trabalhadores. Foi uma oportunidade para os candidatos conheceram o labor da indústria, nos seus sectores de conservas e das oficinas metalúrgicas.

De tarde encontraram-se com representantes da Associação de Produtores de Bivalves. A produção de ostras foi o tema central da troca de impressões, na medida em que a sua produção "é muito significativa na nossa região: os 21 associados lançam para o mercado 30 por centro das ostras produzidas em Portugal, ou seja, cerca de 350 a 400 toneladas ano". Para os candidatos do PS este é um setor importante na região de Aveiro que "deve merecer especial atenção pelo impacto económico que tem e pode reforçar na região. Trata-se um produto com potencial para diversificar os seus mercados (o próprio mercado interno português deve ser conquistado), sobretudo se conseguir uma maior visibilidade e introduzir valor acrescentado à sua matéria prima, diversificando as utilizações dos seus produtos. Para o efeito, merece conquistar a denominação da sua origem e deve conseguir fundos europeus no âmbito dos seus projetos".

No domínio desta e de outras atividades pesqueiras, os candidatos do PS aproveitaram para relembrar a importância de se avançar definitivamente com um programa para dragagem da Ria de Aveiro.