Edifício Fernando Távora e antiga estação da CP entram nos projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aveiro.

2016-04-08 10:51

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro espera que a conservação e utilização do edifício Fernando Távora e a antiga estação da CP em Aveiro se concretizem ainda que as funções sejam distintas. O sonho de ver instalado um museu na antiga estação pode estar condicionado pelo programas de fundos comunitários. Ainda assim a autarquia diz estar a estudar as possibilidades. Tem uma certeza: Quer conservar o edificado e no caso do edifício Fernando Távora aposta na reabertura do piso inferior criando uma praça aberta, como no passado, entre a Praça da República e o Canal Central.

Eduardo Feio (PS) questionou o executivo deixando o desafio para o reaproveitamento do espaço como forma de relançar a atividade naquela área.

“Neste momento o edifício tem apenas dois serviços municipais (montra digital e arquivo) e associações. A tentativa de reabilitar com apoio comunitário não aconteceu mas precisamos de tentar neste quadro reabilitar a sua forma original de acesso à escadaria. Defendemos que naquele edifício pode estar o front-office de serviços municipais. É uma zona que tem pressão de turistas mas deve haver mais tráfego, mais negócio e mais animação. Acreditamos que o edifício pode ser um pólo para dinamizar esta área”.

Ribau Esteves diz que as operações vão estar dependentes do Plano Estratégico de Desenvolvimento urbano e da articulação com as operações de financiamento de fundos comunitários (com áudio).