Eco-Ambiente ou SUMA vão 'tratar' do lixo de Ílhavo.

2019-12-05 16:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Eco-Ambiente ou SUMA uma destas empresas assegurará a 'prestação de serviços de recolha e transporte a destino final adequado de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de equipamento, limpeza pública e gestão do Ecocentro no Município de Ílhavo'.

Quatro empresas concorreram e estas duas avançam para a segunda fase do processo.

Depois de Aveiro também Ílhavo levou a recolha de lixo a Concurso Internacional.

A Veolia que em Aveiro ganhou o concurso, em Ílhavo está fora da decisão na seleção final tal como a Ferrovial.

O contrato com a SUMA termina em Julho de 2020 e o executivo municipal apresentou esta tarde, na reunião do Executivo Municipal, as deliberações do 'Juri especializado'.

Fernando Caçoilo acredita que os quatro candidatos davam garantias e que os dois escolhidos representam essa certeza (com áudio)

Trata-se de um contrato por um período de 8 anos e com um valor base na casa dos 13 milhões de euros mais IVA.

O processo poderá arrastar-se por mais alguns meses e não são de colocar de parte processos administrativos frequentes neste tipo de concursos.

O autarca assegura que está preparado para todos os cenários deixando em aberto a possibilidade de assegurar junto do atual operador o prolongamento da recolha até estar concluído o processo concursal.

Outra das certezas é o aumento do tarifário na ordem dos 2,1% de acordo com a taxa de inflação e outras variáveis que, segundo o vereador do ambiente, Marcos Ré, encerram alguma complexidade (com áudio)