“É um sinal positivo de inversão de tendência na queda da Natalidade” – Carla Rodrigues.

2015-02-26 14:32

Categoria: 

Concelho: 

Portugal pode estar em ponto de viragem quanto à queda da Natalidade. O ano de 2014 registou uma ligeira inversão da queda da natalidade. É uma das conclusões do relatório sobre a matéria, cuja relatora foi a deputada do PSD Carla Rodrigues, esta quarta-feira aprovado na Comissão de Saúde da Assembleia da República. A parlamentar aveirense sublinha, no documento, a “essência supra partidária do tema e a urgência do seu combate que a todos deve convocar para além da ideologia, função ou posição”.

“Não se pode falar ainda de uma tendência consistente, mas é um sinal positivo de inversão de tendência, de maior consciencialização, de esforço e reforço do papel das famílias portuguesas na construção de uma sociedade mais sólida e mais próspera”, escreve Carla Rodrigues.

O relatório redigido pela deputada social democrata aponta um conjunto de nove medidas visando contribuir para o aumento da natalidade em Portugal. Entre elas, estão o alargamento da isenção de taxas moderadoras até aos 18 anos e o reforço dos ciclos, a redução do intervalo entre os ciclos e estudo da viabilidade de reforço da comparticipação na medicação da PMA (reforço dos ciclos de procriação medicamente assistida).

A análise da possibilidade de inclusão no plano nacional de vacinação das vacinas antimeningococica tipo b, antipneumococica, antirotavirus (Bexsero, Prevenar e Rotatec), a obrigatoriedade dos centros de saúde atribuírem médico de família às mulheres grávidas e assegurar o acesso de todas as mulheres às consultas de planeamento familiar e a realização de campanhas de informação são outras medidas apontadas pela Comissão de Saúde.