“É possível criar uma barreira e analisar a qualidade do ar” – Pedro Soares sobre petcoke no porto de Aveiro.

2015-02-02 15:50

Tópicos: 

Categoria: 

Áudio da Notícia:

O Bloco de Esquerda quer ver o Secretário de Estado do Ambiente no Parlamento para debater a questão do transporte e armazenamento de petcoke no Porto de Aveiro. O líder Parlamentar o BE explicou, hoje, a iniciativa que vai tomar para abordar o tema. Pedro Filipe Soares diz que é preciso dizer “basta” para resolver um problema que se arrasta há dois anos.

“O que esperamos é que o Governo atue rapidamente. É preciso celeridade. É possível criar uma barreira e analisar a qualidade do ar. Se não for assim não deve continuar a atividade. Não podemos ter as populações reféns da atividade portuária”.

As movimentações decorrem das queixas de populares contra o que dizem ser a degradação da qualidade do ar na cidade contígua à zona portuária. Pedro Filipe Soares considera que a administração Portuária e os organismos públicos não deram provas de defender a saúde pública e precisam de dar garantias de que evitam futuras situações de trabalho não licenciado.

O deputado questiona a falta de licença, o prolongamento da operação nessas condições sem que a Administração Portuária ou a Direcção Geral de Energia tenham atuado perante as queixas que se fazem nota há largos meses.