“É motivo de orgulho poder ser um recurso ao serviço de todos os aveirenses” - Manuel Oliveira e Sousa.

2017-04-12 11:37

Categoria: 

Concelho: 

O candidato do PS à Câmara de Aveiro afirma-se motivado para a entrada na corrida eleitoral em Aveiro onde irá ser um dos candidatos à liderança da autarquia.

Manuel Oliveira e Sousa que tinha anunciado ainda em 2016 um “galáctico” como candidato à CMA, no momento em que os nomes de Alberto Souto e Gil Nadais eram apontados como os mais desejados, afirma “humildade democrática” para “servir Aveiro” numa corrida que já foi protagonizada no passado por nomes como Eduardo Feio, José Costa e Alberto Souto.

“E ser candidato a Aveiro, reconhecendo o valor de cada um dos aveirenses, das suas associações, entidades, Universidade, empresas, escolas, arte, cultura, ... a história e as tradições desta Cidade, Município e Região, ... é, desde o primeiro momento, um ato de profunda humildade democrática”.

Afirmando ambição, o candidato do PS diz que lidera uma lista que vai apresentar uma proposta que “quer Aveiro grande”. “Grande na política de gestão das coisas simples e nas mais complexas, na participação de todos, porque é em cada um e cada uma que está a maior grandeza de Aveiro”.

Promete um programa assente na “diversidade de contributos” e assume que será, em caso de triunfo, um projeto com capacidade mobilizadora da sociedade civil em que o diálogo é o motor.

“É motivo de orgulho poder ser um recurso ao serviço de todos os aveirenses. Porque a política é serviço público, das pessoas e para as pessoas, e no caso concreto das eleições locais, autárquicas, há sempre um percurso plural que não se esgota numa ideia, numa pessoa. Ouvem-se as disponibilidades, as sensibilidades, debatem-se as melhores sugestões, decide-se por quem concilia melhor umas e outras. Foi assim até aqui e é assim onde funciona a democracia”.

Filipe Neto Brandão surge como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aveiro apostado em criar “regras mais democráticas de funcionamento, mais elevação no debate e uma muito maior participação dos cidadãos no parlamento aveirense".

O candidato à AM considera que o PS “acerta” com o candidato à presidência da CMA. “Manuel Oliveira Sousa é um autarca já com provas dadas, mas distingue-o, sobretudo, ser um cidadão civicamente empenhado, dotado de uma extraordinária capacidade de conciliação e de mobilização de vontades, sempre no respeito pela diversidade de opiniões. Aveiro terá em Manuel Oliveira Sousa um qualificado presidente da Câmara Municipal que saberá honrar a história de Aveiro e que, principalmente, nos voltará a orgulhar a todos nós, aveirenses, no processo de construção do nosso futuro coletivo”.

O Partido Socialista cerra fileiras em torno do candidato e lança “farpas” a Ribau Esteves por considerar que a política não tolera o tom crispado dos debates. Manuel Sousa e Ribau Esteves que têm protagonizado alguns dos momentos mais "quentes" do debate político em reuniões de Câmara.

“O mundo está suficiente encrespado para engrossarmos a perda de tempo com coisas marginais. Por isso, já quase ninguém quer o tom grotesco na política. As notícias sobre palavras pouco abonatórias proferidas pelo Presidente da Câmara de Aveiro, em relação ao trabalho e à participação dos aveirenses (individual ou coletivamente mobilizados) ficam com quem as proferiu. Queremos que termine o seu mandato com dignidade”.

Segunda-feira serão apresentados os candidatos e a organização do processo autárquico numa conferência de imprensa marcada para as 16h na sede do Partido Socialista.