“É motivo de grande preocupação o estado dos stocks e a redução das quotas de pesca da sardinha, mas também é crucial que se defenda a preservação desta espécie” - Ulisses Pereira.

2015-01-14 10:06

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Ulisses Pereira questionou, esta terça-feira, o secretário de Estado do Mar sobre as medidas em curso relativamente à gestão do stock ibérico de sardinha. Na audição realizada na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, o aveirense expressou a importância de se encontrar um equilíbrio entre os vetores económico e social e o vetor ambiental.

Com os períodos de defeso alargados, apenas 94 das 207 embarcações licenciadas para a pesca de cerco estão a operar. O Governo tem sugerido que sejam capturadas outras espécies como forma de recuperar o stock. O defeso biológico decorre entre 1 de janeiro e 28 de Fevereiro para os pescadores que não aderiram à cessação temporária e entre 15 de Janeiro e 15 de Março para os que receberam as compensações.

Ulisses Pereira elogiou, na ocasião, “as posições de equilíbrio que têm sido assumidas pelas organizações de produtores, e o diálogo e articulação mantidos pelo setor com o Governo”. Por outro lado, manifestou agrado pelo alargamento e diversificação dos processos de avaliação dos stocks decididos pelo Governo, a procura de novos mercados para outras espécies por parte de alguns produtores, bem como os planos de valorização do pescado nacional, nomeadamente o polvo, a cavala e agora o carapau, que têm sido desenvolvidos pela Docapesca.

“Naturalmente que é motivo de grande preocupação o estado dos stocks e a redução das quotas de pesca da sardinha, mas também é crucial que se defenda a preservação desta espécie, que releva para a economia e coesão social das comunidades piscatórias, mas também constitui um símbolo identitário do nosso País”.