"É importante que as associações se lembrem que o apoio da autarquia é uma opção política" - Fernando Caçoilo.

2018-07-19 14:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo pede aos dirigentes associativos “reconhecimento” pelo apoio da autarquia da mesma forma que a autarquia reconhece o esforço feito pelo tecido associativo.

O autarca de Ílhavo deixou o recado, esta quarta, na assinatura dos acordos com Associações num compromisso orçamental na ordem dos 193 mil euros.

Os representantes de 51 Associações ouviram um discurso pouco habitual com o autarca a afirmar que não há obrigação nesse apoio e que as receitas não são elásticas.

O investimento na ordem dos 192 mil euros foi assumido como “opção política” e não como “obrigação ou imposição legal”.

Caçoilo agradeceu o esforço das coletividades mas deixou vincado o apelo ao reconhecimento pelo esforço da autarquia (com áudio).

O Presidente da Câmara de Ílhavo afirmou-se preocupado com o “envelhecimento” dos responsáveis associativos sem que surja uma vaga de renovação deixando apelo a que se encontre “gente nova” para impulsionar as atividades associativas e dar novos rumos ao “trabalho meritório que é exercido” e que, na maioria dos casos, substitui, em pleno, a “responsabilidade social do próprio Estado”.

Fernando Caçoilo admitiu, ainda, que mantendo-se os valores anteriores em grande parte dos casos não se pode falar em “verdadeira negociação”.

Reconheceu que não há grande margem para negociação e lembra que só adere quem quer num “ato perfeitamente livre e voluntário” (com áudio)

Uma cerimónia que fugiu ao “politicamente correto” e que falou ainda sobre a situação financeira da autarquia.

O autarca afirma-se preparado para manter o caminho de recuperação financeira, com redução da dívida, e revela que o quadro no futuro pode complicar-se com a atribuição de novas competências agora que há acordo da Associação Nacional de Municípios com o Governo para a descentralização (com áudio).