“É fulcral salvaguardar a sensibilidade daquele território e a importância ambiental do mesmo” – PS sobre Senhora dos Campos.

2015-04-20 21:18

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista quer uma solução definitiva e sustentável para a Senhora dos Campos. O principal partido da oposição em Ílhavo envolveu-se no processo de participação preventiva no âmbito da elaboração do Plano de Intervenção no Espaço Rural da Senhora dos Campos, através do envio de contributos, cujos termos de referência foram já aprovados pelo executivo municipal.

O PS considera que “a Senhora dos Campos é um ativo preponderante” pelas suas “características naturais, pelas suas potencialidades e pela localização face ao conjunto do território do Município de Ílhavo, e também polarizador num contexto de intermunicipalidade”.

Sabendo que paralelamente à elaboração deste plano decorrem trabalhos no âmbito de um Grupo de Trabalho Multilateral criado pelo Governo que abordará a antiga questão da regularização da titularidade das propriedades, o PS sublinha que “são as conclusões desse grupo de trabalho e não o Plano de Intervenção no Espaço Rural, que são determinantes para a clarificação da titularidade do património privado e do Estado e da definição de um modelo de gestão para a Colónia Agrícola”.

Na participação preventiva, os socialistas defendem que é “fulcral salvaguardar a sensibilidade daquele território e a importância ambiental do mesmo”, bem como a sua vocação “rural e ecológica” como uma das dimensões a preservar e regular, evitando recorrer à reclassificação de solo rural para urbano.

Defende, ainda, o reforço da área florestada da Colónia Agrícola, “corrigindo o total abandono e desregulação a que esta foi votada”. A vocação de “pulmão” do concelho e a posição estratégica nas ligações entre Aveiro, Ílhavo e Vagos, levam o PS a considerar que além de densificar a área florestada, o repovoamento e a preservação e valorização da sua vocação rural, a Senhora dos Campos precisa de manter a “baixa densidade de infra-estruturação e de equipamentos existentes” acentuando a vocação “rural, de lazer, desportiva e turística com a alta sensibilidade e importância para o equilíbrio ambiental do território do nosso município”.

Como salvaguarda destes pilares, o PS diz que é essencial assegurar o “planeamento daquele território”.