Diamantino Sabina ambiciona chegar ao “pleno emprego” em Estarreja.

2017-10-19 09:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Pleno emprego é uma das ambições de Diamantino Sabina para o 2ª mandato na presidência da Câmara Municipal de Estarreja. A tomada de posse foi momento para apresentar objetivos e a dinamização económica continua no topo das preocupações.

Uma das bandeiras da coligação PSD/ CDS-PP, o desenvolvimento económico, continuará a definir as políticas municipais em Estarreja. Diamantino Sabina ambiciona chegar ao “pleno emprego” que acredita ser possível com “o impulso que demos” ao Eco Parque Empresarial (com áudio).

A reabilitação urbana, agora em todas as freguesias, “com o objetivo de incentivar a reabilitação das zonas degradadas e aumentar a área habitacional”, foi outro campo de intervenção destacado pelo autarca.

Na Educação, prevêem-se desenvolvimentos na construção da nova Escola Egas Moniz em Avanca e na ampliação do Centro Escolar Visconde de Salreu.

Em termos sociais, após a implementação da oferta de livros no 1º e 2º ciclos, do apoio ao arrendamento ou à vacinação infantil não comparticipada pelo Estado, do aumento das bolsas no Ensino Superior, o autarca assegura que será possível manter “um Município Socialmente Integrador” através de novas medidas como o Plano Municipal para a Igualdade e Cidadania, apoio às famílias numerosas, criação do Regulamento de Apoio ao Consumo de Água e Saneamento ou apoio dos desfavorecidos na compra de medicamentos para tratamento de doenças crónicas.

A maioria conta com 5 vereadores da coligação e no executivo têm assento duas vereadoras eleitas pelo PS. Com os “olhos postos no futuro”, Diamantino Sabina mostrou-se “esperançado, motivado e orgulhoso” pelo voto de confiança dos estarrejenses que permitiu à Coligação “Querer Ainda Mais” reforçar o elenco do Executivo na Câmara Municipal e alcançar a maioria na Assembleia Municipal.

“Este primeiro mandato serviu para provar ao eleitorado que efetivamente merecíamos estar aqui. Foi esta, para mim, a verdadeira prova… a verdadeira vitória. Nunca nos será permitido fazermos menos, de ora em diante só o mais é aceitável”.

Após o ato de instalação dos órgãos autárquicos, a Assembleia Municipal realizou a sua 1ª reunião de funcionamento, para proceder à eleição da Mesa da Assembleia. Regina Bastos foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia, acompanhada por António Valente de Sousa, como 1º Secretário, e Arminda Paula Brandão, como 2ª Secretária.

A nova Presidente da Mesa, antiga presidente da AM de Aveiro, Regina Bastos, dirigiu-se aos estarrejenses para que “contem com esta Assembleia como mola dinamizadora da vossa participação na definição e nas decisões da nossa vida coletiva. A voz dos estarrejenses será sempre ouvida aqui, queremos que participem, que deem a vossa opinião, que acompanhem a nossa vida autárquica”.

Aposta na transmissão em direto, de sessões descentralizadas e de sessões temáticas. Aproveitou para anunciar que a primeira reunião ordinária de fevereiro será realizada na freguesia de Pardilhó.

A sessão de tomada de posse foi transmitida em direto e mantém-se disponível para visualização na página do Município no Facebook.