Dia Municipal do Imigrante "veio para ficar" - Fernando Caçoilo.

2015-06-29 12:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um evento que veio para ficar.

O “Dia Municipal do Imigrante” estreou-se em Ílhavo no relvado da Costa Nova e o presidente da Câmara de Ílhavo assumiu que pretende desenvolver a ideia em nome de uma integração harmoniosa das diferentes comunidades que escolhem a região de Aveiro para se instalar.

Participaram na primeira edição a Associação Cultural e Recreativa “Os Palheiros da Costa Nova”; Associação de Estudantes de S. Tomé e Príncipe; Associação de Moçambicanos e Amigos Residentes em Aveiro (AMOAVE); Associação de Naturais e Amigos da Ilha do Príncipe (ANAIP); Associação Parceiros da Amizade; Associação de Filhos e Amigos da Guiné-Bissau “Mon na Mon”; Casa de Angola em Aveiro; Centro de Informação Europe Direct de Aveiro; Centro Local de Apoio à Integração aos Imigrantes de Aveiro Vera Cruz; Grupo de Dança “Pestinhas”; Grupo Desportivo Beira Ria e Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro. Fernando Caçoilo entende que o encontro é essencial à boa convivência.

“A intenção é essa. Veio para ficar. É um primeiro encontro e como tal é sempre uma incógnita. Para primeiro encontro parece-me uma boa solução. Acabamos por reconhecer que é mais valia para as pessoas da região e valoriza culturalmente a interação entre as comunidades”.

Isabel Vasconcelos, Centro Local de Apoio à Integração aos Imigrantes da Vera Cruz, lembra que hoje há menos movimentos migratórios em Portugal mas que a chegada continua a processar-se. “Pedem ajuda para se regularizarem e para obter informação. Sensibilizamos o Município de Aveiro para o Dia do Imigrante e agora também aqui. É importante para se encontrarem, conviver e conhecerem as comunidades”.

A Associação de Filhos e Amigos da Guiné-Bissau “Mon na Mon” esteve representada com gastronomia e artesanato. Oportunidade para angariar receitas para as associações e para elogiar a capacidade integradora de Aveiro (com áudio).