Deputadas do PSD eleitas por Aveiro preocupadas com níveis de investimento na cultura.

2016-11-11 17:14

Categoria: 

Concelho: 

As deputadas do PSD Susana Lamas e Helga Correia questionaram o Ministro da Cultura sobre a “retenção de verbas do Instituto do Cinema e do Audiovisual” e sobre a importância de criação do aquivo sonoro nacional.

Intervenções no debate sobre o Orçamento de Estado, na especialidade, com temáticas que vão do financiamento aos arquivos.

Na audição ao ministro da Cultura, Susana Lamas referiu-se à intervenção inicial do governante para lembrar que “não chega anunciar vontades e apresentar valores, pois há problemas concretos criados que têm de ser resolvidos”.

A deputada do PSD referia-se à retenção das verbas do ICA, “que é extremamente danosa para todo o setor”, sugerindo que se imaginasse “se o mesmo acontece com a RTP”.

Susana Lamas lamentou que o Ministério das Finanças esteja a reter 10,5 milhões de euros ao ICA, alegando razões de regras e regulamentos financeiros.

Helga Correia (na foto) insistiu esta quinta-feira na importância da criação do Arquivo Sonoro Nacional, que tem vindo a defender desde o início da legislatura.

Lembra que em fevereiro de 2016, na discussão do OE, interpelara o anterior ministro sobre a criação do Arquivo Sonoro Nacional, “sem resposta”. E que não há informação sobre o tema.

 “Estamos a discutir o Orçamento de Estado para 2017 e volto a colocar-lhe as mesmas questões. Vão vossas excelências lançar as bases e resolver o projeto para a criação do Arquivo Sonoro Nacional? Para quando está previsto o se lançamento e criação”, questionou Helga Coreia, na audição do ministro da Cultura.