Deputada Susana Lamas preocupada com atraso no pagamento a escolas profissionais, também em Aveiro.

2016-06-24 16:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Susana Lamas manifestou esta sexta-feira a preocupação do partido em relação ao atraso nos pagamentos a escolas profissionais de todo o país, entre as quais a de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. A parlamentar social democrata falava no plenário da Assembleia da República, numa interpelação ao governo sobre balanço do ano escolar, na qual acusou o ministro da Educação de ter mentido aos portugueses.

O PSD questionara o Ministério da Educação sobre os graves atrasos nos pagamentos às escolas do ensino profissional, na sequência de várias denúncias que recebeu após a visita a algumas dessas escolas. Referindo-se à transferência de fundos oriundos do programa operacional de capital humano, Susana Lamas lembrou que o ministro da tutela, em declarações à Agência Lusa, “garantiu já ter pago mais de 75 por cento das verbas destinadas às escolas profissionais, estando em tratamento apenas 12 por cento do volume da despesa”.

“Acontece que as escolas profissionais de Paços de Brandão, de Gondomar, da Vidigueira, de Salvaterra de Magos, de Rio Maior, de Tondela, e muitas outras, deram-nos conhecimento de que desde janeiro não recebem um cêntimo deste governo. Nem um cêntimo. Estamos no final do ano letivo e as transferências ainda não foram efetuadas” – atirou a deputada do PSD.

Para Susana Lamas, “estes atrasos colocam problemas graves a algumas destas escolas, que tiveram de recorrer a empréstimos em condições muito desfavoráveis ou a atrasar os pagamentos, e algumas foram mesmo obrigadas a despedimentos”.

Sublinhando tratar-se de uma situação que o PSD acompanha “com grande preocupação”, Susana Lamas disse ter tido conhecimento “de que há escolas que ainda não pagaram salários, havendo trabalhadores com dois e três meses por receber”.

“O senhor ministro mentiu aos portugueses, mentiu ao Parlamento. Ou, então, diga, senhor ministro, se são estas escolas que estão a mentir” – concluiu a parlamentar social democrata.