Deputada Helga Correia defende estratégia de preservação do património histórico e cultural desportivo nacional.

2016-06-08 17:04

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia defendeu esta quarta-feira uma estratégia que permita minimizar os riscos de perda ou deterioração do património histórico e cultural desportivo nacional. A parlamentar social democrata falava numa audição ao secretário de estado da Juventude e Desporto, durante a qual afirmou que o património não pode ser olhado apenas como “objetos e coisas”.

“O património desportivo compreende toda a memória material e imaterial associada à prática desportiva e ao fenómeno desportivo” – sustentou Helga Correia na audição ao governante, acrescentando que “a diversidade de instalações e equipamentos desportivos representa valores excecionais ligados à evolução da arquitetura, da arte e das técnicas”.

Para Helga Correia, há “uma premente necessidade de se delinear uma estratégia que permita minimizar os riscos de perda ou deterioração do património histórico e cultural desportivo nacional, muitas vezes único, pois a perda deste património significa a perda da identidade histórica”.

Na opinião da deputada aveirense, “não podemos olhar para o património apenas como objetos e coisas, uma vez que o desporto permite construir a identidade e a pertença de muitas comunidades, promove o diálogo intercultural, gera emprego e move capitais”.

Helga Correia deu como exemplo as 3.000 associações desportivas, sem fins lucrativos, que estão espalhadas pelo país, “com o objetivo único de fomentar a atividade física e hábitos de cidadania ativa a cerca de dois milhões de praticantes”, lembrando que “as associações são verdadeiros polos de agregação de pessoas que por si só representam um património material e imaterial incomensurável”.

Recordando a inauguração em 2012 do Museu Nacional do Desporto de Portugal, “que representa um novo rumo na gestão do património desportivo”, a comemoração do "Dia internacional de monumentos e sítios", que se realizou em abril último, Helga Correia disse haver, ainda, “um longo caminho a percorrer em matérias de preservação do património desportivo”.

“Importa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização” – concluiu a deputada do PSD.