Deputada eleita por Aveiro defende aposta na economia social.

2016-10-28 15:45

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Susana Lamas reclama “um sinal claro” do Governo no “apoio às instituições da economia social”. A parlamentar social democrata aveirense falava no plenário da Assembleia da República, na apresentação do Projeto de Resolução do partido que recomenda ao Governo uma nova forma de atualização dos valores dos Acordos de Cooperação com as entidades do Setor Social.

Na mesma sessão, Helga Correia, também deputada do PSD eleita por Aveiro, recordou que a matéria em discussão “é uma medida sem custos, mas de enorme importância para as instituições que só têm um propósito na sua existência – Solidariedade Social”.

Sublinhando que as instituições do setor social, como Misericórdias, IPSS e Mutualidades, “desempenham um papel social e económico de enorme importância junto das comunidades em que estão inseridas”, Susana Lamas disse ser “necessário reforçar a estabilidade e introduzir maior previsibilidade, para permitir às instituições sociais uma gestão eficaz e sem sobressaltos no seu dia a dia”.

“Não obstante todas as importantes e fundamentais reformas implementadas pelo Governo PSD/CDS, é essencial que o atual Governo dê um sinal claro de apoio às instituições da economia social, criando condições de estabilidade e previsibilidade financeira num setor crucial da sociedade e da economia portuguesa”.

Por outro lado, Helga Correia reforçou que “as entidades do setor social necessitam de estabilidade e de previsibilidade, é isso que se exige a qualquer Governo”, lembrando que a gestão do orçamento das instituições da economia social, nomeadamente das Misericórdias e IPSS “depende em 50 por cento das transferências do Orçamento de Estado”.

“Acontece que nem sempre essas transferências financeiras chegam a tempo e horas, criando constrangimentos financeiros, incertezas e ansiedade àquelas instituições”.