“Defesa do Baixo-Vouga é a materialização de um sonho, depois de décadas de inação e desilusão” - Ulisses Pereira.

2015-09-01 09:30

Categoria: 

Concelho: 

Ulisses Pereira afirma que o financiamento garantido de 20 milhões de euros para a defesa do Baixo-Vouga é a “materialização de um sonho, depois de décadas de inação e desilusão”. O deputado aveirense reage, com este discurso, ao anuncio dos Ministros do Ambiente e da Agricultura que, ontem, visitaram região para anunciar o investimento.

Os ministros da Agricultura e do Ambiente garantiram esta segunda-feira apoio para a reabilitação do Baixo Vouga Lagunar. Assunção Cristas e Jorge Moreira da Silva visitaram a região, onde anunciaram a junção de verbas de duas áreas operacionais do quadro comunitário de apoio, que ascendem a 20 milhões de euros.

Ulisses Pereira considera que a “insistência” dos deputados do PSD eleitos por Aveiro produziu efeito. “A grande luta que tem de se travar no Baixo Vouga Lagunar é a da preservação dos seus solos agrícolas que têm dos potenciais mais elevados do nosso País, um recurso escasso e que por isso mesmo tem de ser devidamente protegido”.

Ulisses Pereira elogiou a liderança assumida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro “graças à mudança da regulamentação imposta pelo governo”, agilizando “a obtenção de fundos comunitários, nomeadamente no que toca à fusão de programas operacionais diferentes”.

Os fundos comunitários agora anunciados destinam-se à construção dos sistemas de defesa contra o efeito das marés, do sistema de defesas contra cheias, da regularização do sistema de valas a céu aberto, do desenvolvimento da rede viária e do adensamento de sebes.

O Baixo Vouga Lagunar abrange cerca de 3.000 hectares dos concelhos de Estarreja, Albergaria-a-Velha e Aveiro, com cerca de 700 explorações agrícolas, com um efetivo pecuário da ordem das 5.800 cabeças de gado bovino.