'Defender o País passa por defender a pesca da sardinha' - Miguel Viegas (PCP)

2015-08-31 15:01

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, candidato da CDU às próximas eleições legislativas pelo Distrito de Aveiro esteve hoje "nas Gafanhas" (Concelho de Ílhavo) onde visitou a Docapesca, contactando com os pescadores da sardinha.

A pesca da sardinha "tem motivado uma forte atenção mediática em virtude da paragem forçada da nossa frota determinada por decisão deste governo PSD/CDS, que insiste numa gestão errada (e por vezes desprovida de qualquer sentido) da pesca de sardinha em Portugal", adiantam os comunistas.

A pesca da  sardinha "tem um impacto significativo em Aveiro, onde operam quatro embarcações com mais de vinte metros e 11 ditas artesanais, com menos de 12 metros. À semelhança do que acontece no resto do país, a possibilidade de pesca de pesca esgota esta semana, restando aos pescadores o recurso ao subsídio destinado a compensar o tempo de paragem - subsídio este que é claramente insuficiente para os pescadores", segundo o PCP.

"Sucede que toda esta situação tem provocado uma enorme e justa indignação por parte de toda a comunidade piscatória. Em primeiro lugar, os fundamentos científicos da paragem não encontram sustentação empírica. Tem sido testemunhado pelos pescadores que existe muita sardinha no mar e até existem estudos que apontam para a sustentabilidade dos recursos com aumento da possibilidade de pesca actual para as trinta mil toneladas. Por outro lado, os pescadores estranham que na vizinha Espanha se continue a pescar sardinha que aparece em quantidades crescentes nos diversos mercados do território nacional". "Com efeito, sendo o recurso comum a vários países, e tendo Portugal a maior zona económica exclusiva da Europa, como se explica que actualmente se esteja a importar 70% da sardinha consumida? Finalmente, os pescadores contestam o período de paragem que deveria coincidir com o período reprodutivo da sardinha (desova), normalmente entre Novembro e Dezembro".