Crianças de Albergaria integradas em projeto de educação rodoviária.

2019-03-07 11:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 900 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Albergaria-a-Velha estão a participar num projeto de educação e cidadania que visa incutir comportamentos mais responsáveis na via pública.

Albergaria é Mais! integra a Agenda Municipal da Educação e vai percorrer as 13 escolas básicas da rede pública do Concelho até ao final do ano letivo.

Numa primeira fase, em contexto de sala de aula, são abordadas as regras básicas a cumprir por peões, passageiros e veículos na utilização das vias públicas.

Após a sessão teórica, as crianças participam numa situação experimental, em que são convidadas a representar, alternadamente, os papéis de peão e de condutor/a. Num circuito montado no recreio da escola, há rotundas, passadeiras e sinais de trânsito a cumprir.

Embora os mais novos fiquem entusiasmados com os carros a pedais, depressa aprendem que conduzir não é só “andar para a frente”. Circular na rua implica paciência, respeito pelas outras pessoas e um estado de alerta contínuo, pois pode sempre surgir alguém que não cumpra as regras e cause situações de perigo.

O projeto Albergaria é Mais! vai incluir ainda percursos pela zona envolvente da escola, onde as crianças preenchem fichas de observação com aspetos a melhorar em termos de sinalização vertical e horizontal, estado do piso das faixas de rodagem, passeios ou condições para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.

Tal como as ações de educação ambiental contribuíram para a mudança de comportamentos em muitos lares portugueses, a Câmara Municipal acredita que "projetos de educação e cidadania na via pública podem contribuir para uma circulação mais segura nos espaços urbanos".