“Criação desta rede assume-se como um espaço de experimentação de políticas públicas de inovação” - Gil Nadais.

2016-04-04 13:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda é um dos 14 municípios nacionais fundadores da Rede de Cidade Criativas, cujo Programa Estratégico foi apresentado no dia 31 de março, na Livraria da Adega do Espaço Ó, numa cerimónia que contou com a presença de Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

A cidade de Óbidos acolheu os 13 municípios portugueses de pequena e média dimensão que compõem a rede liderada pelo Município do Fundão, que tem como objetivo a definição e implementação de políticas públicas na área da criatividade e inovação. Abrantes, Águeda, Aveiro, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Évora, Fundão, Guimarães, Montemor-o-Novo, Penela, Pombal, São João da Madeira e Tavira fazem parte dos fundadores.

Segundo Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “a criação desta rede assume-se como um espaço de experimentação de políticas públicas de inovação, aplicadas em contexto municipal de uma forma abrangente e integradas em todo o território nacional, disseminando-se posteriormente as suas melhores práticas. Águeda tem um trabalho que já foi alvo de reconhecimento, pelo que assumiu desde o primeiro momento a integração da rede”.

O evento teve como objetivo a apresentação do Programa Estratégico, elaborado numa lógica de estratégia/ação em que, para além da identificação das áreas temáticas a desenvolver, ousa dar exemplos de ações concretas que podem ser realizadas pelos parceiros. Estas sugestões de ações pretendem ser mecanismos que os municípios possam utilizar para trabalhar a agenda da criatividade e inovação.