CP e Transdev vão fornecer dados sobre transporte de passageiros ao observatório da mobilidade.

2016-05-07 09:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro celebrou protocolos com a CP, Transdev, Universidade de Aveiro, Abimota e Federação Portuguesa de Ciclismo para fomentar o uso dos meios suaves de transporte e o transporte público.

Um dos temas em destaque foi a partilha de informação com o Observatório da Mobilidade a ganhar posição de charneira entre os diferentes modos e na articulação com informação garantida pelas autarquias.

O acordo com a CP e com o grupo Transdev vai permitir a obtenção de informação sobre o movimento de passageiros na região destes operadores (rodoviário e ferroviário) como forma de apoio à tomada de decisões políticas no âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro.

O representante da CP reconheceu a importância do transporte ferroviário como "origem e destino na geração de fluxos" e o representante do grupo Transdev assume que no papel de “operador de referência” está disponível para colaborar e até contribuir com mais do que o fornecimento de dados.

A CIRA quer assumir competências como autoridade regional de transportes e Ribau Esteves não perdeu a oportunidade de defender essa aposta com “ganhos de escala”.

Durante a conferência foram ainda assinados protocolos de colaboração da CIRA com entidades que fomentam o uso da bicicleta e o presidente da CIRA não escondeu que as duas rodas são pilar estratégico em vetores como o emprego, ambiente e desporto (com áudio).