Coronavírus: Câmara da Mealhada paga 10 ventiladores para Hospital local.

2020-03-18 17:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal da Mealhada disponibilizou-se para oferecer ventiladores ao Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM) para serem colocados ao dispor dos munícipes, nesta unidade de saúde, caso algum morador no concelho venha a necessitar deste equipamento médico. O Município deu indicações para serem adquiridos até dez equipamentos num investimento máximo estimado de 150 mil euros.

“Estamos a atravessar uma pandemia muito grave, com consequências completamente imprevisíveis. Os recursos humanos especializados, na área da saúde, são muitíssimo importantes no combate ao Covid-19. Mas os recursos técnicos, como os ventiladores, podem revelar-se, no socorro de doentes vítimas de coronavírus, absolutamente cruciais. Pode representar a diferença entre viver ou morrer”, afirma o presidente do Município, Rui Marqueiro.

Na passada sexta-feira, o autarca da Mealhada contactou o provedor da Santa Casa da Misericórdia local, João Peres, questionando sobre se o hospital tinha ou não capacidade para receber doentes com coronavírus e, em caso afirmativo, qual a sua capacidade para instalar ventiladores. Na sequência dessa conversa e após resposta da direção clínica da unidade de saúde, Rui Marqueiro, consciente de que “estes equipamentos são essenciais para acudir aos infetados em situação aguda”, ordenou que se avançasse com a compra dos ventiladores até ao limite da capacidade de instalação do hospital.

“Neste momento não é altura de vermos quem faz e não faz. O que importa agora é fazer, tomar decisões e encontrar as melhores respostas operacionais que vão ao encontro daquilo que os serviços e os cidadãos precisam”, afirma o presidente do Município, lembrando que “a Câmara da Mealhada tem de estar ao serviço da população, sobretudo nos momentos mais difíceis, como aquele que atravessamos”.

Rui Marqueiro diz que, agora, só espera que os ventiladores - “máquinas capazes de salvar vidas aos doentes com o Covid-19”, sublinha - cheguem rápido e sejam instalados no mais curto espaço de tempo. 

 

 

.