“Conseguimos deixar trabalho feito no que concerne ao litoral que está mais resiliente e mais atrativo” - Secretário de Estado do Ambiente.

2015-08-14 16:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Vagos aproveitou a inauguração das obras de requalificação e defesa do cordão dunar da frente marítima entre a praia da Vagueira e a praia do Labrego para pedir ao Governo que não deixe cair os projetos Polis que estão na gaveta à espera de financiamento. Silvério Regalado disse ao Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, que é necessário manter o esforço de investimento em defesa da orla costeira e assegurar empreitadas que garantam segurança e ao mesmo tempo espaços de lazer.

“Este é um exemplo da boa conjugação da defesa do litoral e da fruição do espaço. Isso só foi possível porque houve colaboração e houve um projeto Polis. É fundamental que com este ou outro nome haja sequência no futuro. Há projetos concluídos que é preciso executar para defender o cordão dunar e a laguna”.

O Governo revela que o investimento de 2,8 milhões de euros na proteção da frente marítima da Vagueira e da praia do Labrego, a sul da Vagueira, fica como marca da atenção que deu ao tema da proteção da Orla Costeira na sequência de temporais que afetaram o litoral.

Reconhecendo que o litoral aveirense é sensível, Paulo Lemos quis puxar dos galões quanto à capacidade de execução. “Conseguimos deixar trabalho feito no que concerne ao litoral que está mais resiliente e mais atrativo. E deixámos pistas para o futuro. Há um programa operacional dedicado ao ambiente com 200 milhões para investir no Litoral até 2020. Estamos a concluir orientações sobre o que se deve fazer”.

O investimento em Vagos resulta de uma parceria entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Vagos no cumprimento da candidatura a fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território.

As principais intervenções efetuadas passaram pela requalificação da frente urbana da Praia da Vagueira, a defesa do cordão dunar entre a Praia da Vagueira sul e a Praia do Labrego, incluindo a construção de um passadiço sobre-elevado em madeira, a defesa do cordão dunar da Praia do Labrego e a execução de um passadiço em betão betuminoso, implantado na parte anterior da defesa aderente da Praia da Vagueira, para além da reabilitação da defesa aderente e dos esporões norte e sul da Vagueira.

Ao apelo do presidente da Câmara de Vagos para um novo programa Polis Ria, o representante do Governo respondeu com a criação de condições para manter investimento no litoral com alargamento dos Polis a novas áreas do país (com áudio).