“Congresso da Região mais não será do que um mero acto de propaganda pré eleitoral” - PCP.

2015-05-28 12:01

Categoria: 

Concelho: 

O PCP acusa a organização do 3º Congresso da Região de Aveiro, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade, de permitir um “alinhamento com a estratégia do Governo PSD / CDS” e a “governamentalização do seu conteúdo”. O PCP diz que a CIRA arredou do debate questões como “desindustrialização e desemprego”; “assimetrias regionais e desertificação do interior”; “transportes e acessibilidades”, entre muitas outras matérias.

Reservando para mais tarde um balanço, a direção regional do PCP diz que os autarcas surgem “completamente enfeudados" à política deste Governo e lamentam que essa relação seja estabelecida com quem “pretende destruir a autonomia do Poder Local”.

O PCP critica ainda a atribuição de novas competências e poderes às comunidades municipais em que os órgãos não são diretamente eleitos “em detrimento das autarquias locais, cujos titulares, esses sim, foram escrutinados pelas populações”. Considera que é uma forma de atrasar a regionalização.

“O PCP lamenta e condena tal postura, considerando que, a não se alterar o esquema e o figurino deste Congresso, a sua realização mais não será do que um mero acto de propaganda pré eleitoral e uma verdadeira oportunidade perdida com vista a um debate aprofundado sobre os grandes problemas da Região de Aveiro e devidamente participado pelas suas organizações representativas”.