Comissão de Utentes da Saúde de Aveiro pede apoio em deslocações para exames e cirurgias.

2016-03-02 21:22

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Utentes da Saúde de Aveiro quer ver o Serviço Nacional de Saúde a pagar as deslocações e os custos da deslocalização de quem tem cirurgias ou exames complementares de diagnóstico para fazer ao abrigo dos acordos com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Na falta de meios humanos e materiais, o CHBV procurava ultrapassar os tempos de espera para cirurgias e exames complementares de diagnóstico realizando protocolos com entidades externas ou prestadores de serviços que se situavam maioritariamente na zona do Baixo Vouga.

Mas há casos, segundo a CUSA, em que a opção pode recair em clínicas de outros pontos do país com custos que podem ser “mesmo incomportáveis”. Os relatos que chegam à CUSA são de propostas a utentes para cirurgias em Lisboa, Porto ou Coimbra.

“Entendemos que a falta de meios do CHBV precisa de ser corrigida para que se acabe com esta situação. No período entre o momento actual e aquele em que o CHBV tenha todos os meios necessários para exames e intervenções cirúrgicas, defendemos que as despesas de deslocações sejam garantidas pelo próprio SNS, evitando assim situações de espera prolongada e/ou ausência de acesso a cuidados de saúde.