Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo atenta a 284 jovens em perigo.

2016-02-05 16:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

É um elogio às Escolas pela forma como têm sabido sinalizar casos de risco e pelo papel desempenhado na gestão de alguns processos. A palavra foi dada pela Câmara de Ílhavo no dia em que foi feito um balanço à acção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo.

Esse Relatório Anual de 2015 conclui que a CPCJ de Ílhavo interveio junto de um total de 284 crianças e jovens em perigo. Tinham transitado de 2014 um total de 88 processos de promoção e proteção activos, foram reabertos 46 processos e foram abertos 150 novos processos.

A subida no número de processos está relacionada, segundo a autarquia, com a sinalização "de uma só vez", de 34 crianças depois de uma operação de combate ao tráfico de droga.

Paulo Costa, Vereador com o pelouro da Acção Social na Câmara de Ílhavo, destaca a acção das Escolas "na referenciação e até na gestão de alguns processos". (com áudio)

A CPCJ de Ílhavo revela que está a implementar o Projeto 'Tecer a Prevenção', promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, cuja conclusão (prevista para Fevereiro de 2016) permitirá a elaboração de um Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças, que comprometerá as entidades locais no desenvolvimento de um conjunto de atividades preventivas direcionadas à infância e juventude.