Começou a empreitada de ampliação do Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco.

2020-02-21 17:57

Categoria: 

Concelho: 

Valorizar e dar a conhecer as artes de construção de embarcações tradicionais, em madeira, no concelho da Murtosa e em toda a Ria de Aveiro, através de um espaço que é, simultaneamente, um estaleiro de construção naval ativo e um centro interpretativo e que tem a pretensão de se assumir como um espaço âncora do Município. É este o objetivo da empreitada de reabilitação e ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, que arrancou esta semana.

O Município da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de reabilitação e ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, na freguesia da Torreira.

A obra foi adjudicada à empresa Sociedade de Construções Civis e Obras Públicas António Rodrigues Parente, L.da, pelo valor de 358.974,46€ (trezentos e cinquenta e oito mil novecentos e setenta e quatro euros e quarenta e seis cêntimos) e consiste, essencialmente, na ampliação do espaço, através da materialização de um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura e na reabilitação do corpo atual, que se articulará funcionalmente com o novo edificado, passando a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.

Desta forma, os visitantes poderão, simultaneamente, conhecer um pedaço da memória histórica, cultural, económica e social do povo marinhão e assistir, ao vivo, à construção e reparação de embarcações tradicionais.

O projeto da reabilitação e ampliação é da autoria do arquiteto murtoseiro João Ruela, que havia já desenhado não só estaleiro existente como toda a intervenção de requalificação da área do Monte Branco, levada a cabo pela autarquia, em 2009.

A valorização das artes de construção naval e das embarcações tradicionais – em particular do barco moliceiro – é um dos desígnios estratégicos da Estação Náutica da Murtosa, recentemente constituída, que reúne agentes turísticos, associativos e institucionais na promoção da Murtosa e da Ria de Aveiro como destino privilegiado de turismo náutico.