CMI: Valor dos Contratos Interadministrativos com as Freguesias aumenta 16,7%.

2019-02-28 18:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou as minutas dos Contratos Interadministrativos (delegações de competências), a celebrar com as Juntas de Freguesia para o ano de 2019.

As Grandes Opções do Plano para o presente ano, aprovadas em novembro de 2018 pela Assembleia Municipal de Ílhavo, contemplam o valor global de 350.000 euros, mais 50.000 euros que em 2018. Este valor será distribuído pelas Freguesias do Município, em quatro tranches (março, junho, setembro e dezembro) como resultado da avaliação do respetivo relatório de execução.

O valor global dos Contratos Interadministrativos foi repartido tendo como base as responsabilidades administrativas plasmadas na legislação em vigor e os critérios inscritos no Fundo de Financiamento das Freguesias. Deste modo, a Autarquia irá contemplar a transferência de 141.750 euros para a Freguesia de S. Salvador, 123.950 euros para a Gafanha da Nazaré; 54.850 euros para a Gafanha da Encarnação e 30.000 euros para a Gafanha do Carmo.

Os valores consagrados nos respetivos contratos interadministrativos têm por objeto a delegação de competências, essencialmente, em matérias como limpeza, conservação, manutenção de vias; a desobstrução e limpeza de valas; a aplicação de placas toponímicas; a conservação e manutenção de lavadouros e sanitários públicos, dos parques infantis públicos e equipamentos desportivos, entre outras. A novidade dos contratos para o presente ano reside, essencialmente, no aumento do valor global a transferir, a assunção da gestão do espaço público para festas e romarias e um apoio na execução de obra física.