CMI: Festival Cabelos Brancos "superou todas as expetativas".

2018-10-02 16:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Cabelos Brancos chegou ao fim no passado sábado com um balanço "bastante positivo" na 'opinião' da Câmara de Ílhavo, "afirmando-se, assim, como o maior Festival Sénior Ibérico".

Ao longo dos 16 dias do Festival (entre 14 e 29 de setembro), cerca de 10 mil pessoas participaram nas 80 iniciativas que preencheram as quatro áreas temáticas programadas para esta edição: Arte, Trilhos, Mudança e Tradição.

Os primeiros dias, dedicados à Arte, contaram com mais de 5 mil “cabelos brancos” no Jardim Henriqueta Maia e na Casa da Cultura de Ílhavo e, ainda, 11 palcos distribuídos pelos espaços culturais, públicos e de várias instituições do município. Destaque para o projeto “Barbie in the House”, de António Bastos, com presença em palco de 80 idosos acompanhados pela Filarmónica Gafanhense.

Os Trilhos, percursos e descobertas culturais e históricas, levaram os cerca de 1.200 seniores a calcorrear mais de mil quilómetros ao encontro de outras realidades em sete cidades.

Mudança foi outra das temáticas do Festival Cabelos Brancos, "com iniciativas que desconstruiriam o estereótipo das pessoas idosas, do que significa e é ser velho", como a palestra “Envelhecer, Amar e Ser Feliz”, do Professor Ricardo Pocinho, o Passeio da Memória sensibilizando para a problemática do Alzheimer ou as sessões “Não me esqueço do teu som” com as viagens sonoras com Congos Planetários e Taças Tibetanas.

A Tradição contou com a memória e a preservação da identidade histórica patente numa Festa dos Bacalhoeiros que reuniu 250 participantes, oriundos de vários pontos do país, trazendo consigo as experiências e vivências de muitos meses e anos de pesca do bacalhau nos mares gelados do norte. A quarta vertente temática teve o seu ponto alto nos momentos finais do Festival com a realização do Sarau da Maior Idade, que esgotou a Casa da Cultura de Ílhavo e levou ao palco mais de 100 seniores que participaram nas diversas provas artísticas que foram apresentadas.