CIRA quer pressão sobre o Ministro do Ambiente para tomar decisões sobre ria, orla costeira e Baixo-Vouga.

2015-05-30 10:07

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves pediu ao Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional para interceder junto do Ministro do Ambiente para desbloquear um caderno de encargos que os Municípios da Região de Aveiro querem ver cumprido. A mensagem que estava destinada ao chefe do Governo passou para Poiares Maduro devido à ausência de Passos Coelho por motivos pessoais. Ribau Esteves falou em “emergência” para resolver questões tuteladas pelo Ministério do Ambiente. A Gestão da Ria, a recuperação do Baixo-Vouga e a defesa da costa estão entre as prioridades.

Ribau Esteves pediu a Poiares Maduro para “ajudar o ministro do Ambiente a deixar de pensar e tomar decisões” nomeadamente para “desbloquear recursos financeiros para qualificar a Ria de Aveiro” e em defesa da proteção da orla costeira onde as obras têm sido corretivas mas com os autarcas de Ovar, Ílhavo e Vagos a pedirem medidas de fundos com defesas mais agressivas contra os avanços do mar.

Poiares Maduro assegura que a Região de Aveiro estará na primeira linha de investimentos do Portugal 2020, admitindo que o Plano de Investimento da Região terá cobertura no programa de fundos comunitários.