CIRA aprovou Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2019.

2018-12-06 16:36

Categoria: 

Concelho: 

A CIRA aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro para 2019. No ano em que o Associativismo Municipal na Região de Aveiro vai comemorar 30 anos de vida, sendo que a CI Região de Aveiro assume em pleno a sua condição de herdeira da Associação de Municípios da Ria e da Grande Área Metropolitana de Aveiro, "decorreram várias iniciativas para corporizar esta data relevante".

Os projetos a desenvolver em 2019 com o financiamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, assim como o trabalho de gestão de sistemas e de investimentos chave para o desenvolvimento da Região de Aveiro, são a gestão da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, a gestão das empresas Águas da Região de Aveiro, Parque da Ciência e Inovação e Águas do Centro Litoral. Igualmente serão "tratados" os programas integrados na 'Região de Aveiro Empreendedora' nomeadamente as DLBC’s Costeira e Rurais, a Autoridade Regional de Transportes, a operacionalização do PIMTRA, os projetos nas áreas da Educação, Cultura e Turismo, e em infraestruturas especiais como o Parque da Ciência e Inovação e o Porto de Aveiro.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro "vai cuidar de forma especialmente atenta" das oportunidades surgidas pelo processo da Descentralização, assim como "prosseguir a luta" para que no Quadro de Fundos Comunitários do Pós-2020, assim como no PNI 2030, sejam integrados os projetos assumidos como prioritários, nomeadamente nas áreas da Educação e a Saúde, da qualificação e valorização da Ria de Aveiro, da elevação do nível de competitividade do território, nomeadamente nos objetivos definidos no programa Vias para a Competitividade.

As Grandes Opções do Plano 2019 assumem investimento de 16.891.505 euros. O montante global do Orçamento para 2019, assume o valor de 17.560.703 euros. Ao nível das políticas intermunicipais que vão continuar a crescer em importância e consistência, são prioritárias a Autoridade Regional de Transportes, a Proteção Civil e Gestão da Floresta e o 'Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais'.