Cimeira de municípios portugueses e espanhóis debate estratégia comum.

2019-03-01 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vai acolher a cimeira entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Federación Española de Municipios y Provincias para debater a cooperação ibérica.

Encontro esta sexta-feira, 1 de março de 2019, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Aveiro.

Esta Cimeira ibérica, que terá início às 10h30, analisará a “Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha” e “O papel das autoridades locais no próximo Quadro Comunitário de Apoio 2021-2027” e adotará uma Resolução conjunta ANMP – FEMP para apresentação aos órgãos da União Europeia.

No âmbito da “Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, os principais assuntos em análise serão as “Redes de ligação entre os dois países” e a “Cooperação nas regiões de fronteira”.

Relativamente a “O papel das autoridades locais no próximo Quadro Comunitário de Apoio 2021-2027”, serão debatidas as principais preocupações da ANMP e da FEMP, assim como também será discutida uma posição dos governos locais sobre o novo quadro político e financeiro da União Europeia para o período compreendido entre 2021 e 2028.

No final do encontro luso-espanhol, pelas 12h30, decorrerá, no mesmo local, uma Conferência de Imprensa conjunta, pelo Presidente da ANMP Manuel Machado e pelo Presidente da FEMP Abel Caballero, na qual será apresentada a Resolução da Cimeira entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Federación Española de Municipios y Provincias (FEMP).