Cidades da Região de Aveiro participam na Portugal Smartcities Summit.

2018-04-10 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Municípios da Região de Aveiro, entre os quais Aveiro e Águeda, marcam presença no Portugal Smartcities Summit.

O evento que decorre entre quarta e sexta no Centro de Congressos de Lisboa tem a assinatura da Green Business Week.

É um evento que junta oportunidades e exposições, conferências e networking, em suma, a partilha de conhecimentos sobre todos os sectores que envolvem o conceito emergente de cidades inteligentes.

O objetivo é juntar os Municípios, os Clusters, o meio académico e o meio empresarial num evento onde negócios e parceria são palavras-chave.

Estarão presentes cerca de 450 municípios, entre expositores na feira, participantes nas conferências ou visitantes da mostra tecnológica.

Serão apresentados 200 projetos inovadores, dos quais 50 proveem de startups e a presença de três Comissários Europeus, entre os quais Carlos Moedas, Adjunto do ex-Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

Tendo como sectores a Energia, TICE, Mobilidade, Transportes, Água, Resíduos, Ambiente e Habitat, este evento nacional e internacional é cobnsiderado “espaço ideal para se debater o futuro das cidades inteligentes”.

A ONU, num relatório elaborado em 2014, estima que em 2050 cerca de 66% da população mundial viva nas áreas urbanas. Por isso, cada vez mais se fala em smart cities, um conceito que alia a inovação e o empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável das cidades.