Cidadãos em força no projeto "Albergaria em flor".

2016-03-14 20:55

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 420 munícipes inscreveram-se no “Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor”, um projeto comunitário de embelezamento do centro urbano de Albergaria-a-Velha, com recurso a flores e plantas naturais. O número foi adiantado na apresentação oficial da iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal. “Albergaria em Flor” é coordenado pela Câmara Municipal, em parceria com a Prave – Associação para a Promoção de Albergaria-a-Velha e a Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

O programa nacional evadream – Florir Portugal também se associou ao projeto municipal e o seu mentor, Tó Romano, esteve na Biblioteca Municipal para explicar as vantagens de uma iniciativa desta natureza. Tornar uma cidade florida é mudar a sua imagem, é “dar nas vistas” e "isso faz aumentar a capacidade de atrair turistas e promover produtos de excelência". 

“Gostaria de espalhar o espírito que encontro aqui por todo o mundo”, referiu Tó Romano, que alertou para a necessidade de todos colaborarem para a continuidade e visibilidade do projeto. “Bastam só cinco minutos por dia para tratar das nossas flores que estão à janela”.

A Câmara Municipal vai disponibilizar um pacote de substrato universal de cinco litros e duas flores em vaso a todos os participantes que se inscreverem na iniciativa. Durante o Festival Pão de Portugal, que decorre entre 10 e 12 de junho, a Autarquia espera que os vasos estejam todos floridos nas varandas e que os residentes e visitantes possam ver a mudança de imagem no centro urbano.

Nessa altura, um júri presidido por António Loureiro, que contará também com Tó Romano, irá avaliar e premiar as instalações mais apelativas e equilibradas. Para além do embelezamento das ruas e de vários equipamentos municipais por parte dos serviços da Autarquia, a iniciativa pretende reavivar valores sociais, estreitando laços de boa vizinhança e promover a participação dos cidadãos em causas comuns.

Os voluntários do Banco Local de Voluntariado têm estado a participar no projeto, distribuindo regulamentos, esclarecendo os munícipes, apoiando os novos inscritos. Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, define “Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor” como um “projeto de equipa integrador”, que visa tornar o território mais acolhedor e bonito ao longo de todo o ano. Nesse sentido, várias Divisões da Autarquia estão envolvidas na iniciativa. A Vereadora acrescentou ainda que a Câmara de Albergaria-a-Velha espera dar o seu contributo para que "o projeto se replique a nível nacional".