Ciclaveiro distinguido em encontro europeu de mobilidade.

2016-04-30 10:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O grupo Ciclaveiro foi distinguido pela EUROPEANMOBILITYWEEK em consulta com a Comissão Europeia como o melhor exemplo europeu de acções de sensibilização e promoção da mobilidade urbana sustentável, de entre as quase 200 acções registadas. No âmbito desta distinção o grupo foi convidado a apresentar, durante o encontro de organização e preparação da semana Europeia da Mobilidade 2016, que teve lugar em Bruxelas nos dias 20 e 21 de Abril, os resultados do seu trabalho.

Representando o Ciclaveiro, Joana Ivónia e Rui Igreja tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências com vários dirigentes de entidades europeias, coordenadores nacionais e representantes governamentais.

O evento de dois dias contou com oradores internacionais e com sessões temáticas na área da mobilidade sustentável, entre as quais o Ciclaveiro coordenou dois workshops MOBILITYACTION Best Practice: “Bicycle and local Businesses”, dando a conhecer as suas iniciativas, com foco nas experiências de cooperação com o comércio local e em especial no primeiro concurso de montras sob o tema “Aveiro e a bicicleta” e na tertúlia “A bicicleta e o Comércio local”, organizados no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2015.

A oportunidade serviu também para comunicar o potencial que a região de Aveiro, com as suas favoráveis condições naturais, herança cultural da utilização da bicicleta, actual força da indústria portuguesa da bicicleta (a terceira a nível Europeu) sediada na região e combinação de entidades e iniciativas neste âmbito existentes, tem para seguir os exemplos de boas práticas internacionais em mobilidade sustentável.

Da sua participação, o grupo Ciclaveiro destaca “a importância que a Comissão Europeia atualmente atribui às questões da mobilidade sustentável, pelos seus benefícios ambientais, sociais, de saúde e económicos - sendo precisamente este último o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, com orientações e um largo leque de programas nesse sentido”.

Durante o evento foi relevante a importância dada à utilização da bicicleta como modo de transporte, sendo tema de uma grande parte das sessões.

O evento incluiu ainda a cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença do Comissário Europeu para o Ambiente, Karmenu Vella, para o melhor plano de mobilidade urbana sustentável - 4th SUMP Award, atribuído a Malmo e para autarquia com melhores práticas de mobilidade sustentáveis implementadas - EUROPEANMOBILITYWEEK Award 2015, que este ano tinha como um dos três finalistas Lisboa, e que foi ganho por Múrcia pela promoção de modos de transporte activos (a pé e bicicleta).

O grupo Ciclaveiro foi criado no final de 2014, tendo desde há cerca de um ano desenvolvido uma série de actividades e projectos, envolvendo um largo espectro da comunidade, de promoção da utilização da bicicleta como modo quotidiano de transporte, e de colaboração com as autoridades locais, sugerindo e propondo medidas para que a utilização da bicicleta se torne mais fácil, segura e comum.