Certame dedicado às bicicletas levou mais de 3 mil pessoas a Águeda.

2016-10-04 09:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Águeda +B (+bicicletas), o primeiro evento urbano de bicicletas em Portugal, que se realizou entre 23 e 25 de setembro, envolveu cerca de 3500 pessoas provenientes de todo o país. No balanço à iniciativa, a autarquia anuncia o regresso em 2017. 

A presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, foi um dos momentos destacados do evento que teve como anfitriões o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, e o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), Eduardo Feio.

De acordo com o Município de Águeda, o 1º Encontro Nacional de Inventores e Fazedores de Acessórios, Componentes e Serviços, foi um sucesso, com 30 participantes a estabelecerem valiosos contatos.

O Presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, referiu que “a exposição de projetos criados e desenvolvidos em Portugal – desde protótipos, peças únicas a produtos finais de bicicletas e acessórios – teve uma enorme adesão”, o momento contou “com gente de todas as idades a poder apreciar o que de melhor se faz no nosso país”.

O edil explicou ainda que “os visitantes tiveram a oportunidade de testar todo o tipo de bicicletas, desde as cargo bikes, as elétricas da Ebike ou mesmo da Vouga Shimano, bem como modelos únicos de vários criadores portugueses. Em paralelo, e junto ao rio, em plena fusão com a natureza, puderam desfrutar dos gelados, doces variados e bebidas em ambiente de streetfood sempre em cima de duas rodas”, concluiu Gil Nadais.

No que diz respeito à arte urbana, música e cultura em redor da bicicleta, a parceria com a D ́Orfeu e o Festival “O Gesto Orelhudo” deram um colorido diferente à cidade de Águeda, tendo sido criada uma simbiose perfeita.

Ainda neste contexto, “destacaram-se os espetáculos de Puncture Kit, do Australiano Dave Osborne, o workshop e arruada dos Portugueses Retimbrar&opÁ!, a fusão entre jogos populares e a bicicleta com os Garabato da Catalunha e o espetáculo de encerramento final na tenda D ́Orfeu, com o notável apontamento do Mobil, um circo teatro que nos chegou de La Guasa, Espanha”, sublinhou José́ Nuno Amaro responsável pela produção do evento.

O último dia do certame foi o mais fustigado pelo tempo, “mas nem a chuva intensa da noite anterior demoveu a participação de mais de centena e meia de pessoas no cicloturismo e no logótipo humano em forma de bicicleta em andamento”, referiu José Nuno Amaro.

No total foram patrocinadas, durante o evento, 100 árvores que servirão para reflorestar o território de Águeda, que recentemente foi fustigado pelos incêndios. Ainda no âmbito da sensibilização social, o flashmob da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), juntou várias pessoas numa coreografia em prol do ambiente, enquanto as Oficinas da Ciclaveiro deram dicas práticas para miúdos e graúdos sobre como reparar as bicicletas.

No rescaldo final, Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal, assegurou que “o feedback que recebemos, por parte das várias entidades ligadas ao projeto Águeda +B e também pelos próprios participantes, foi extremamente positivo”, por essa razão “estamos a ponderar a realização da 2ª edição já em 2017, que trará, certamente, ainda mais novidades para os amantes da bicicleta”, referiu o autarca de Águeda.