CDU visitou Feira Agrícola da Murtosa.

2019-07-15 17:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma delegação da CDU, onde se incluía Miguel Viegas, candidato às próximas eleições legislativas, visitou no passado fim de semana a V Feita Agrícola da Murtosa onde contactou com os agricultores, acompanhando com especial interesse o concurso morfológico da raça Marinhoa.

A Marinhoa, uma raça local da região de Aveiro, tem um grande potencial pela sua adaptação ao clima e pela qualidade da sua carne.

Enquanto deputado ao Parlamento Europeu no último mandato, Miguel Viegas "teve um amplo trabalho de intervenção na defesa das raças autóctones portuguesas". Neste sentido, "sempre defendeu e defende um reforço das medidas agro-ambientais destinadas a defender e valorizar o nosso património genético".

A raça Marinhoa, usada inicialmente como animal de trabalho, "assume hoje algum peso económico graças ao importante trabalho da Associação de Criadores da Raça Marinhoa".

A promoção desta carne "é fundamental para a defesa do sector agropecuário da região. Num momento em que a União Europeia promove acordos comerciais profundamente nefastos para os nossos produtores como é o caso do acordo de livre comércio com o Mercosul, a única defesa dos nossos produtores passa pela produção de uma carne de qualidade e diferenciada relativamente à que é importada, muitas vezes sem qualidade e produzida com produtos de síntese nocivos para a saúde humana".

Pela parte da CDU, Miguel Viegas, médico veterinário que exerceu na região durante duas décadas, afirmou que "a promoção desta raça deve estar inserida numa estratégia mais vasta de defesa de um modelo produtivo assente na alimentação natural dos nossos animais, no respeito pelas normais mais exigentes do bem-estar animal e nos circuitos curtos de comercialização".