CDU quer combater esvaziamento de serviços públicos de saúde.

2015-09-24 15:02

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas reúne com a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro. O cabeça de lista da CDU pelo distrito de Aveiro debateu temas que mexem com a qualidade de vida da população e, em particular, o acesso aos cuidados de saúde. A candidatura considera que o distrito de Aveiro tem sido “um autêntico tubo de ensaio da política de direita”.

Medidas restritivas impostas desde a chegada da Troika a Portugal e que o PCP vê como risco para o Serviço Nacional de Saúde. “Não é por acaso que faltam médicos de família como foi manifestado pela Comissão de Utentes. Não é por acaso que o Governo e os partidos que o sustentam na Assembleia da República pretendem continuar a entregar Hospitais às Misericórdias. Não é por acaso que o Centro Hospitalar do Baixo-Vouga tem sido completamente desmantelado com sucessivas pedras de valências nos Hospitais de Estarreja e Águeda”.

A situação do Hospital de Aveiro mereceu da parte da Comissão de Utentes uma preocupação acrescida, a propósito da “incapacidade do serviço de urgência” ou as “vergonhosas listas de espera para a consulta externa”. Miguel Viegas defende uma proposta que passa pela valorização do SNS e do papel do Estado como “única garantia da universalidade e qualidade do serviço”. A CDU compromete-se a lutar pela revogação da portaria que aponta para uma concentração ainda maior da rede Hospitalar.