CDU exige reforço da rede de cuidados primários em Aveiro.

2019-07-10 16:12

Categoria: 

Concelho: 

A CDU exige o “reforço da rede de cuidados primários em Aveiro”.

No âmbito de uma campanha nacional da CDU dedicada à saúde, a candidatura de CDU, com a presença do seu primeiro candidato, Miguel Viegas, desdobrou-se em várias iniciativas pelo distrito.

De manhã visitou o centro de de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a extensão de Maceda da USF de Cortegaça.

No final do dia participou numa tribuna pública em Ovar na Praça da República.

Destas visitas, "sobressai a necessidade de um reforço imediato da rede de cuidados primários em recursos humanos para dar resposta a necessidades prementes da população. Valorizando os avanços realizados ao longo deste mandato em termos de contratação de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, a verdade é que este reforço está muito longe de responder cabalmente às necessidades identificadas nestas duas visitas que espelham uma realidade bem mais grave e ampla".

"A história repete-se. No centro de Saúde de Mourisca do Vouga, os dois médicos não chegam para os mais de 5000 utentes da área abrangida pela unidade. Numa reunião com a Comissão de Utentes realizada há mais de um ano, foi prometido um terceiro médico que nunca chegou. Em Maceda, concelho de Ovar, a situação toca as raias do absurdo. A extensão está nova com instalações construída pela autarquia que ali gastou cerca de meio milhão de euros. Chegou a funcionar duas manhãs por semana e desde há um ano, pura e simplesmente fechou para não voltar a abrir portas. Mas estes dois casos, repetem-se infelizmente por muitos outros concelhos. Citemos apenas os mais recentes. Em Silvalde, concelho de Espinho, as populações lutam para evitar o encerramento do posto médico do bairro piscatório, apesar deste apresentar todas as condições para o atendimento. Também em Requeixo e Fátima, concelho de Aveiro, a extensão do centro de saúde encerrou em Junho por falta de médico com promessa de reabrir em Julho. A rede de cuidados primários constitui um primeiro patamar de assistência médica de primordial importância. Os mesmos que encerraram serviços de urgências em toda a região, prometendo reforçar os cuidados primários de saúde, esquecem as suas promessas, comprometendo o funcionamento dos centros de saúde por falta de recursos humanos".

A CDU diz que "neste momento, impõe-se um reforço imediato de meios humanos, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais para garantir o completo funcionamento da rede de cuidados primários no distrito de Aveiro".

Segundo Miguel Viegas estas situações "são inaceitáveis. A população merece mais respeito. Ao contrário de outros que apostam na degradação do serviço visando a sua privatização, a CDU tudo fará para exigir do governo o necessário reforço de meios humanos para responder às necessidades da população".