CDU exige melhoria de resposta no setor da saúde em Troviscal, Mamarrosa e de Bustos.

2019-08-12 17:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A CDU exige valorização da rede primária de saúde em Oliveira do Bairro.

Uma delegação da CDU composta por vários ativistas e por Miguel Viegas e João Sousa, candidatos da CDU às eleições legislativas, esteve este fim de semana em Oliveira do Bairro em mais uma ação de pré-campanha para as Legislativas.

Contactou com a população que luta há anos contra o fecho dos postos de saúde da Mamarrosa e de Bustos.

Apesar da requalificação da unidade do Troviscal as condições de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar que serve a união destas três freguesias continuam “muito precárias”.

O deputado continua a defender a construção de uma nova unidade que possa servir a população e devidamente apetrechada com médicos e enfermeiros, evitando assim os longos tempos de espera para consultas.

“A criação da União de Freguesias de Troviscal, Mamarrosa e de Bustos, feita à revelia da população, nada trouxe de positivo à população. A concentração dos serviços de saúde na unidade do Troviscal, mal apetrechada prejudicou claramente os utentes. Foi a luta da população que evitou o encerramento dos postos de Bustos e Mamarrosa, contudo ao abrirem apenas meio dia por semana o serviço fica muito aquém das necessidades dos utentes que ficam assim obrigados a longas e caras deslocações”.

A tutela comprometeu-se com a construção de uma nova unidade de saúde mas a CDU teme que não passe de pura propaganda eleitoral.

"Sabíamos que o processo de extinção de freguesia só poderia levar à perda de serviços públicos. Por isso, a reposição das freguesia continua na nossa agenda a par do reforço e requalificação da rede de cuidados primário. A população do Troviscal, Mamarrosa e de Bustos merece melhores cuidados de saúde".