CDS/Aveiro: Raúl Almeida demite-se da Direcção. (Jornal I)

2016-04-12 18:02

Categoria: 

Concelho: 

Raúl Almeida demitiu-se ontem da vice-presidência da Distrital de Aveiro do CDS.

O ex-Deputado acusa Jorge Pato, presidente da Distrital eleito no ano passado para um mandato de dois anos, de estar refém da estratégia e das indicações que chegam da direção nacional do CDS e de ser “um embaixador dos interesses de Lisboa em Aveiro”.

Contactado pelo I, Raúl Almeida confirma a demissão e diz que regressa agora à sua condição de militante sem responsabilidades na direção. “Não fazia sentido ter um primeiro vice-presidente que não é tido para nada. Além disso, recuso estar numa estrutura que faz o contrário de tudo aquilo que eu penso e ainda ter que assinar por baixo”, explica.

As críticas do ex-líder da Distrital de Aveiro a Jorge Pato (atual líder) há muito que são conhecidas e a rutura foi consumada por altura das legislativas de Outubro. Raúl Almeida critica o facto de o CDS ser a única bancada parlamentar que não tem deputados de Aveiro eleitos para a Assembleia da República. Isto porque João Almeida e António Carlos Monteiro, os dois únicos deputados eleitos por aquele círculo eleitoral, são de Lisboa. “São duas pessoas de Lisboa a representar Aveiro”, sublinha.

O ex-dirigente acusa, por isso, a atual direção de estar a tirar “peso e força” à distrital, na medida em que se limita a estar ao “serviço da direção” nacional dos centristas. “A estrutura de Aveiro serve para encher salas e abanar bandeirolas”, lamenta.

Raúl Almeida cumpriu três mandatos no Parlamento (entre 1999 e 2015), para os quais foi sempre eleito por Aveiro. Em 2005 foi eleito líder da distrital de Aveiro do CDS, tendo sido depois reconduzido para mais dois mandatos.