Carnaval de Estarreja inicia este fim de semana edição de "mudança".

2017-01-13 11:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Está aí mais uma edição do Carnaval de Estarreja. Festa entre 14 de Janeiro e 28 de Fevereiro com Festa de Abertura este sábado, 22h00, seguindo-se a apresentação dos Sambas Enredo.

As baterias, que representam o coração dos desfiles das escolas de samba, têm a responsabilidade de revelar o samba enredo com que a sua escola se irá apresentar no desfile noturno e nos grandes corsos. Desfiles a 21 janeiro (Os Morenos), 28 janeiro (Vai Quem Quer), 4 fevereiro (Tribal), 11 fevereiro (Independentes da Vila) e 18 fevereiro (Trepa de Estarreja).

A 11 de Fevereiro destaque para o Estarreja Comedy Show com Eduardo Madeira, Hugo Sousa e João Seabra. Segue-se a 18 fevereiro o concerto de António Zambujo a cantar Chico Buarque.

No dia 18 fevereiro há Ensaio Técnico das Escolas de Samba; a 11 e 19 fevereiro dá-se o Carnaval das Famílias; a 19 de fevereiro o Carnaval Infantil; a 22 fevereiro marchas luminosas; a 24 fevereiro Baile de Carnaval Sénior; a 24 fevereiro Noite Brasil e Desfile Noturno das Escolas de Samba; a 25 fevereiro parada e espetáculo de palco; a 27 fevereiro Roteiro dos Bailes de Carnaval; e nos dias 26 e 28 de fevereiro os grandes corsos com 12 grupos, 13 carros alegóricos e 1000 figurantes.

No dia 2 abril será concretizada a exibição do DVD do Carnaval de Estarreja no grande ecrã do Cine-Teatro.

O Município investe mais de 300 mil euros nesta edição do Carnaval que está em mudança e à procura de responder aos gostos do público. Diamantino Sabina diz que é uma edição de transição (com áudio).

João Alegria, vereador com o pelouro da cultura, apresentou a mascote do Carnaval. Há uma lontra do Baixo-Vouga que inspira a nova imagem do Carnaval de Estarreja. Chama-se Locas e vai funcionar com símbolo do Carnaval.

“É adorável, alegre e fofinho. Vive temporadas escondido e depois ressalta. O carnaval é alegria e folia e pegando nesse animal que sai da água e da toca vamos foliar”.

A Associação do Carnaval destaca o envolvimento popular e acredita que estão reunidas condições para o sucesso. “O investimento dos grupos é brutal. Este ano conseguiu-se aumentar o subsídio por elemento que passou de 95 para 110 euros e para os carros que passa de 1250 para 1750”.