Campanha das Legislativas em força no distrito de Aveiro.

2019-09-30 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Legislativas 2019.

Alguns dos principais dirigentes nacionais dos partidos andaram este fim de semana pelo distrito de Aveiro em ações de campanha.

Pedro Nuno Santos, cabeça de lista do PS, visitou feiras e mercados e deixou uma palavra sobre o “respeito” de quem quer ouvir os anseios das populações.

“O respeito pelas pessoas está no centro das preocupações e políticas do Partido Socialista”, afirmou Pedro Nuno Santos, atual Ministro das Infraestruturas e Habitação.

Defende o cumprimento de compromissos como sinal de garantia.

“Nestes últimos 4 anos foi possível aumentar salários e pensões, acompanhado de crescimento económico, diminuindo o desemprego e cumprindo os compromissos europeus”, acrescentou.

Na Feira das Nacionalidades, no Parque da Balsa, em convívio entre pessoas oriundas de várias nacionalidades, falou da abertura do país ao mundo.

Pedro Nuno Santos referiu a “importância de garantir um acolhimento digno, inclusivo e respeitador da diversidade de quem procura o nosso país com a aspiração de construir melhores condições de vida para si e para a sua família em Portugal, e da importância do seu acolhimento no cenário demográfico atual”.

Esta segunda há ações de campanha em Castelo de Paiva.

Esta terça, dia 1 de outubro, a campanha estará no concelho de Aveiro, e esse dia encerrará com o Comício com António Costa, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, às 21h00.

O PSD reuniu com proteção civil e centro hospitalar.

Rui Cruz acusa Governo de fomentar constantes atrasos e adiamentos de investimento no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

A requalificação e ampliação do Hospital de Aveiro está protocolada mas segue em ritmo lento.

“Mais uma vez o objetivo foi o de não dar execução à verba orçamentada para não fazer despesa que onere o Orçamento do Estado para 2019 e o cumprimento do défice”, fazendo o paralelismo com o trabalho de Mário Centeno, “que é o de inscrever investimento e despesa e depois não executar, apertando e degradando os serviços públicos, para que se cumpram as metas do défice”.

Rui Cruz não acredita nas promessas de António Costa e considera que “andaram 12 meses a mentir e enganar os utentes dos hospitais de Aveiro, Estarreja e Águeda”.

Na proteção civil, o apelo foi deixado à coordenação e à abertura de concursos para a instalação de videovigilância.

“Atualmente temos algumas regiões no país que têm a videovigilância apoiada por fundos comunitários mas, temos outras regiões que não têm essa ferramenta”, como é o caso do distrito de Aveiro. “Este é um tipo de apoio que garante ser fundamental, como forma de facilitar o combate aos incêndios florestais”.

Assunção Cristas esteve no distrito em dois dias de campanha, em bastiões do PP, mas foi Tancos a dominar a campanha.

A líder do PP diz que está a ser pressionada para o partido a não ser tão corrosivo no caso Tancos.

“Há quem nos mande mensagens, quem nos diga que isto tem um preço político, mas para nós o preço da verdade não existe”.

Assunção Cristas nota um padrão em que sempre que o PS é criticado a defesa é falar de cabala ou conspiração.

“Passa a ser tudo uma cabala. Já vimos esse filme. E não acaba bem“.

O deputado europeu do PAN, Francisco Guerreiro, e André Silva, deputado do PAN no Parlamento nacional, deram destaque à ria de Aveiro.

Num encontro com o movimento Maria, Francisco Guerreiro considerou que o próximo Programa Quadro 20/30 vai ser fundamental para mobilizar fundos comunitários que mitiguem o efeito das alterações climáticas no ecossistema da Ria e ajudem a conter as consequências da erosão costeira na frente atlântica do nosso território.

O porta-voz do PAN, André Silva, defendeu a aposta na ferrovia com investimento de 100 milhões de euros por ano para que todas as capitais de distrito estejam ligadas por comboio até 2035.

Declarações no rescaldo de uma viagem entre Santa Maria da Feira e Espinho, na Linha do Vouga.