"A Câmara sabe muito bem o que está a fazer. Por aí não vão. A CMA está a cumprir a lei" - Ribau Esteves.

2018-10-22 09:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Contestar juridicamente a reformulação do Rossio tendo por base eventuais contradições do programa com o financiamento europeu a propósito da mobilidade sustentável é um gasto de tempo e de dinheiro.

O aviso foi feito pelo presidente da Câmara de Aveiro na reação à manifestação no Rossio.

Ribau Esteves assegura que o Município cumpre ponto por ponto todos os critérios elegíveis dos apoios do PEDUCA (com áudio)

A luta contra o projeto de requalificação do Rossio, em Aveiro, foi o mote para a manifestação que juntou cerca de três centenas de cidadãos defensores de uma reabilitação que mantenha o verde e sem qualquer estacionamento subterrâneo.

Foi um “Não” humano, construído no Rossio que disse mais uma vez notar contradição entre um eventual estacionamento e os objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano que enquadra a obra.

David Iguaz, do Movimento Juntos pelo Rossio, realça a presença de cidadãos de diferentes origens e diferentes sensibilidades políticas. E não esquece que há coletivos que defendem a mesma tese (com áudio)

O protesto no Rossio contra o estacionamento subterrâneo ou praças “áridas” juntou cidadãos, coletivos e representantes de vários partidos.

Ribau Esteves afirma-se defensor desta forma de protesto. Admite que faz parte do processo de criação de soluções mas pede prudência.

Lembra que os estudos geológicos e o estudo de tráfego vão dar pistas mais concretas sobre o que é possível fazer. E com essas peças prontas o gabinete projetista pode avançar para a primeira versão do estudo prévio. 

A autarquia diz que só com viabilidade técnica e financeira será concretizada essa solução colocada no caderno de encargos da ideia base (com áudio)

 

foto: Ases Vorazes