“A Câmara Municipal de Ílhavo não parou, direcionou a atividade e focou-se no que é, atualmente, prioritário - o combate ao COVID 19 e o apoio aos mais necessitados" - PSD de Ílhavo.

2020-04-23 15:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A concelhia de Ílhavo do PSD elogia a resposta do Município à pandemia como suporte às instituições particulares de solidariedade social e aos cidadãos carenciados.

Em nota divulgada esta quinta-feira, os Sociais Democratas, que suportam a maioria na autarquia, defendem que a autarquia soube captar o sentido de emergência em tempos de exceção.

As medidas de apoio ao comércio, às Instituições Particulares de Solidariedade Social e às famílias recebem a concordância do Partido Social Democrata.

Uma das medidas com maior visibilidade social é o reforço do Fundo Municipal de Apoio às Famílias em 200 mil euros no apoio às famílias com alterações ou a perda dos seus rendimentos mensais.

“Num momento em que tudo é novo, em que vivemos tempos de incerteza e angústia, apraz-nos este tipo de ações, em que se dá a mão aos mais necessitados, numa clara responsabilidade cívica e solidariedade social”, refere nota assinada pelo presidente da concelhia Hugo Coelho.

Destaca ainda a ligação ao tecido associativo, na gestão e articulação da informação, em reuniões constantes e gestão do material de proteção.

A crise pandémica atingiu Ílhavo com uma dimensão que coloca o Município em terceiro lugar com mais casos e mais mortes no conjunto dos 11 da região de Aveiro. E que ganhou dimensão com a entrada da pandemia no Lar de São José.

Um desafio relevante que o PSD entende estar a ser superado de forma assertiva.

“Efetivamente, as constantes reuniões promovidas pela CMI permitem ter uma visão geral e um acompanhamento permanente com todos os atores da ação social, tais como a Segurança Social, lares e Santa Casa, gerindo a realização de testes aos utentes e colaboradores, vivências, salubridade, assim como outros assuntos de relevo. Esta integração total da situação dos lares potencia a partilha de conhecimento e de experiencias, que permitem uma melhor ação contra este vírus que nos assola”.

A bolsa de voluntários, a linha de atendimento psicológico “Estamos Aqui” ou a produção de viseiras no recém-criado Estaleiro são apontados como exemplo de eficácia na resposta à comunidade.

O PSD aplaude ainda a capacidade de resposta na disponibilização de infraestruturas redundantes de apoio como sinal de proarividade.

Cita como exemplos a transferência de utentes do Lar de São José para a antiga residencial Galera ou a disponibilidade do antigo centro de formação DRAPC como sinais de “proatividade da autarquia em tempos de crise e incerteza”.

“A Câmara Municipal de Ílhavo não parou, direcionou a atividade e focou-se no que é, atualmente, prioritário - o combate ao COVID 19 e o apoio aos mais necessitados. Com efeito, soube reinventar-se, soube adaptar-se, soube priorizar a ação, e soube canalizar as vontades para o que mais fundamental nos assiste – a vida”.