Câmara de Ovar reforça apoios aos Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz.

2024-01-30 18:53

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ovar vai apoiar as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz, em quase 590 mil euros.

O apoio para este ano foi aprovado por unanimidade em sede de Reunião de Câmara, e representa um incremento de cerca de 10%, comparativamente com o ano anterior.

“No âmbito das competências da Câmara Municipal de Ovar na área da Proteção Civil, o trabalho de proximidade que temos desenvolvido com os Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz, materializado também nestes protocolos, tem sido essencial para o concelho, tendo as duas Associações Humanitárias vindo a desempenhar um papel fulcral na prevenção, combate a incêndios e no socorro e apoio às populações”, frisa Domingos Silva, Presidente da Câmara de Ovar, que justifica o incremento dos apoios para 2024, “tendo em conta os bons resultados alcançados anteriormente e o objetivo de dar condições excelentes às duas corporações para o desenvolvimento das suas missões”.

Cada Associação Humanitária irá receber, a título de transferências correntes, um total de 268.060,68 euros.

Os protocolos de colaboração preveem que a verba possa ser aplicadas em diferentes componentes, entre as quais, a remuneração dos recursos humanos, despesas fixas inerentes às atividades desenvolvidas e comparticipação das três equipas de intervenção permanente por cada corporação para o socorro às populações.

A autarquia garante, ainda, por corporação, apoios ao investimento num valor de 25 mil euros, um reforço relativamente ao ano anterior, e que pretende suprir as dificuldades sentidas pelas duas Associações Humanitárias. Assim, cada corporação receberá 293.060,68 euros. 

Os Bombeiros Voluntários de Ovar irão receber ainda o montante adicional de 3.500 euros pela atividade de assistência e transporte de acidentados, a desenvolver na época carnavalesca.

 

 

 

Foto: CMO