Câmara de Ovar aprova projeto de construção de pistas pedonais e cicláveis e requalificação do edifício dos Paços do Concelho.

2018-05-18 16:06

Categoria: 

Concelho: 

O executivo municipal de Ovar aprovou, ontem, o projeto de construção de pistas pedonais e cicláveis, com um valor base superior a 630 euros, tendo ainda aprovado o início do procedimento de contratação pública.

A Mobilidade Urbana e Sustentável "tem vindo a ser uma aposta e esta empreitada vem criar novas pistas e melhorar pistas já existentes, ampliando e beneficiando a rede de pistas e ciclovias" em Ovar.

O projeto apresenta quatro áreas de intervenção: Na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro entre a Rotunda da BP e a Rotunda da Estação – Criação de uma nova pista com uma extensão de mais de 400 m, que permitirá a ligação da pista ciclável com início na EN327, cruzando a rotunda das Escolas e finalizando na Rotunda da Estação, proporcionando uma ligação ao Parque Urbano de Ovar; Ligação da Habitovar à EN327 junto à Pousada da Juventude – Criação de uma pista com extensão de mais de 1500 m que garantirá a ligação entre um grande aglomerado urbano e a ciclovia da EN327; Ligação da Habitovar à EN327 junto ao Centro Comercial Dolce Vita pela Rua Dr. António Manarte – Criação de uma pista com uma extensão de cerca de 1400 m que efetuará a ligação da Habitovar à EN327, designadamente à zona comercial; Av. do Emigrante (norte) entre a Rotunda do Carregal e a Rotunda da Varina – Melhoria da pista existente com uma extensão de mais de 1300 m, através da redução do canal viário e transformação da pista existente numa pista ciclável bidirecional, melhorando as condições de mobilidade e segurança.

O projeto enquadra-se no PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transporte da Região de Aveiro e será objeto de candidatura no âmbito PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.