Câmara de Oliveira do Bairro apresenta estudo para projecto local que vai depender de consenso com proprietários de terrenos confinantes.

2018-05-15 17:56

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro realizou, no passado dia 8 de Maio, uma sessão de esclarecimento relativa ao 'Estudo Urbanístico para a Rua da Banda Filarmónica e Rua do Alto Rio' (Mamarrosa), dirigida aos proprietários dos terrenos abrangidos.

Na sessão, que se realizou no edifício da Junta de Freguesia da Mamarrosa, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, e duas técnicas da autarquia, que apresentaram o estudo, respondendo a todas as questões e às preocupações dos proprietários dos terrenos que confinam com as infraestruturas a requalificar.

Duarte Novo, esclareceu que “o contributo dos proprietários será decisivo para o projeto avançar”, defendendo que o estudo foi realizado numa perspetiva em que “todos os interesses estão defendidos, com reais benefícios para a população da Mamarrosa e visitantes do parque, mas também para os proprietários confinantes, que verão os seus terrenos valorizados pelas benfeitorias a executar pela autarquia”.

O estudo urbanístico apresentado surge como resposta à necessária beneficiação e requalificação da zona envolvente ao Parque do Rio Novo, na Mamarrosa, criando as devidas condições para que se possa circular, aceder e permanecer naquele espaço. O documento dá prioridade ao peão, através de circuitos dedicados e contínuos para esse efeito, e formaliza territorialmente “locais específicos para a circulação viária e de estacionamento, para que o trânsito de veículos motorizados, bicicletas e peões ocorra de forma natural, ordenada e intuitiva, minimizando os conflitos de circulação que atualmente existem”.

Ainda de acordo com o documento, a solução encontrada apresenta-se como “uma proposta multifuncional que, de forma intuitiva, dá resposta e integra as valências existentes e propostas, fomentando a apetência desta zona da Mamarrosa para o lazer, dado que se proporcionarão a esta localidade, condições para uma melhoria do ambiente e da imagem periurbana”.