Câmara de Ílhavo: Qualidade do ar no Concelho "é boa". (notícia actualizada às 18:23)

2017-06-08 09:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Questões relacionadas com a poluição atmosférica voltaram à baila, ontem, na reunião do Executivo Municipal ilhavense.

Há cerca de dois anos, no Concelho de Ílhavo, os níveis de poluição do ar foram "superiores ao recomendável", isto, pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este relatório, na altura, avaliava a presença de "partículas finas e pequenas".

Agora, os números de um novo Relatório, apresentados na reunião de ontem, asseguram que os resultados da avaliação da qualidade do ar no Concelho de Ílhavo, são bons.

A avaliação feita resulta, em grande medida, da movimentação/actividade portuária, no Porto de Aveiro instalado na Gafanha da Nazaré. Confirmação avançada por Marcos Ré, Vereador da Câmara de Ílhavo. (com áudio)

No contexto da reunião do Executivo Municipal, o Vereador do PS, Pedro Martins, reconheceu que os níveis de poluição do ar não excedem os parâmetros legais e enalteceu o "esforço das populações" que "fizeram pressão" junto das autoridades, "quando tinham de fazer", alertando para a má qualidade do ar que se respirava há dois anos atrás, apelando para que a população se mantenha em estado de alerta. "As movimentações populares, as pessoas indignadas, conduziram a que a APA tomasse medidas indispensáveis à melhoria da qualidade do ar na Gafanha da Nazaré (...) é preciso continuar a acautelar fenómenos anormais. É importante manter a vigilância das actividades portuárias. Há dois anos tivemos o problema do Petcoke mas amanhã pode ser outra coisa qualquer", disse.

"Verifica-se que todos os poluentes avaliados apresentam níveis inferiores aos valores legislados à exceção das PM10 e do Ozono, sendo que os níveis mais elevados de ozono estão relacionados com as condições meteorológicas, tendo ocorrido no período de verão, enquanto que para as partículas em suspensão (PM10), estas ocorrem em períodos em que a direção do vento é predominante do sudoeste, indicando a relevância de fontes de emissão fora da área da atividade portuária, confirmando-se que não são registadas excedências nos períodos de movimentação de petcoque no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro", é referido em comunicado. Desta forma "a estimativa do Índice de Qualidade do Ar para os dados registados confirma a ocorrência de uma classificação maioritária de Bom (73% dos dias), Muito Bom (3%), Médio (15%) e Mau (0,4%). Face aos resultados obtidos no período considerado no presente relatório consideram-se adequadas e eficazes as medidas adotadas para prevenir ou reduzir os impactos na qualidade do ar".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera ser fundamental que "cidades e governos adotem políticas que melhorem a qualidade do ar e façam desta causa uma prioridade". Entre as medidas apontadas estão a limitação das emissões industriais, o recurso a energias renováveis e a promoção dos transportes públicos e do uso da bicicleta nas deslocações urbanas.